Fisiologia e patologia especiais (NEE)
A fisiologia e patologia especializada é uma disciplina que é leccionada no âmbito do curso de formador sénior. Analisamos os aspectos da anatomia e da fisiologia que são relevantes para a formação de pessoas idosas, para que compreendam as causas dos problemas de saúde e como estes podem ser contrariados com treino e exercício. Veremos como o corpo muda a partir dos 30 anos e quais as intervenções de treino que podem ser especificamente adaptadas a este facto.
Entre outras coisas, aprenderemos sobre as alterações e processos específicos da idade nos órgãos sensoriais, no sistema músculo-esquelético e no equilíbrio hormonal, bem como sobre os efeitos na postura e na marcha. Este conhecimento é importante para os nossos participantes e é muito benéfico, uma vez que compreendem as causas de doenças e lesões e podem, assim, evitá-las ou contrariá-las melhor.
A frequência cardíaca também diminui com a idade, o coração torna-se maior e mais fraco. O fluxo sanguíneo para o coração e para os vasos sanguíneos deteriora-se. A probabilidade de sofrer de doenças cardíacas aumenta com a idade. É importante manter o sistema cardiovascular em forma para reduzir o risco de doença.
O conhecimento destas alterações fisiológicas é importante para que possam ser efectuadas intervenções de treino específicas. É dada especial atenção às doenças metabólicas como a gota, a diabetes e os problemas de peso na velhice.